a mensagem

Bem-vindo a este espaço de informação e divulgação da Associação de Desenvolvimento S. Mamede de Canelas (ADSMC). Votos para que nele encontre todas as informações que lhe possam ser úteis e respostas a possíveis questões.

Somos uma instituição de natureza social, cuja missão principal é o apoio à terceira idade e, como tal, o utente está sempre em primeiro lugar. É com grande carinho, respeito e amizade que recebemos e tratamos os nossos utentes de modo a que se sintam parte integrante de uma grande família, a quem procuramos proporcionar uma vida mais ativa, saudável e alegre.
Para que tal aconteça conto, sempre, com a dedicação, empenho e colaboração de toda a equipa que aqui trabalha.
Não esqueço os restantes membros dos órgãos sociais que desinteressadamente se disponibilizaram a acompanhar-me nesta missão, bem como os sócios que em nós têm depositado a sua confiança.
O nosso trabalho, rigor e transparência, captam, tenho a certeza, a confiança de quem nos procura. Assim continuaremos!
Obrigada pela sua visita.

Laurinda Coelho
(Presidente)

missão, visão e valores

A Associação de Desenvolvimento de S. Mamede de Canelas tem principal missão dar cumprimento aos seus principais valores, ou seja, recriar-se a cada intervenção através da Solidariedade, do Humanismo, da Cooperação, da Justiça Social, da Inclusão e do Profissionalismo. Valores que se apresentam como traves mestras de atuação e intervenção numa comunidade que estava desprovida deste tipo de apoio.

a direção

A Associação de Desenvolvimento de São Mamede de Canelas conta com uma equipa dinâmica e dedicada, orientada no sentido de melhor servir as pessoas que nos procuram.
Conheça os nossos membros e respetivas funções!
Laurinda Coelho
Laurinda CoelhoPresidente da Direção
Adão Vieira
Adão VieiraPresidente da Assembleia
Fernando Ferreira
Fernando FerreiraVice-Presidente da Direção
Tiago Neves
Tiago Neves1º Secretário da Assembleia
Idalina Costa
Idalina CostaTesoureira
José Ramos
José Ramos2º Secretário da Assembleia
Paula Costa
Paula CostaSecretária da Direção
Manuel Teixeira
Manuel TeixeiraPresidente Conselho Fiscal
Luís Martins
Luís MartinsVogal da Direção
Helena Martins
Helena MartinsSecretária Conselho Fiscal

a história

Abril 2003

Constituição

A Associação de Desenvolvimento de S. Mamede de Canelas (ADSMC) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) constituída em 11-04-2003, data em que foram registados os primeiros estatutos. A ADSMC começou por ser criada pela boa vontade de um grupo de oito pessoas que se reuniram em Outubro de 2002, criando uma comissão instaladora, para poderem dar seguimento a um projeto que estava presente no sonho destas e de outras pessoas que foram começando a congregar esforços para a angariação de sócios e darem luz a um novo projeto.

Abril 2003

Dezembro 2003

Início de Atividade

No final do ano de 2003 já com a perspetiva de criação de um centro de convívio foi feita uma candidatura à segurança social para aquisição de uma viatura, que após aprovação viabilizou no início de 2004 a aquisição de algum mobiliário e a realização de uma candidatura ao IEFP para que uma colaboradora pudesse ficar com os utentes no centro de convívio, que começou a funcionar nas instalações da sede da Junta de Freguesia.

Assim, iniciando os seus pressupostos, ainda que de uma maneira elementar, sem grande planificação de atividades ou uma orientação mais profissionalizada, os Canelenses passaram a ter um sítio para conviver. A partir desta altura, passou-se a iniciar a intervenção, tanto no que diz respeito à ocupação dos mais idosos, como através da agilização dos mecanismos para dar origem à construção de um equipamento social com as condições adequadas às necessidades dos mais idosos.

Março 2005

Doação de Terreno

Para a construção do lar de idosos, necessitávamos de ter um terreno com as medidas certas para um empreendimento desta envergadura, processo este que foi difícil. Até que em Março de 2005 é doado um terreno por uma sócia benemérita a D. Maria Margarida Soares, que é também conterrânea e que estava também ela no mesmo espírito de realizar este sonho e de ver criada uma obra desta dimensão na freguesia onde nasceu.

Março 2005

Maio 2006

Candidatura ao PARES I

Depois desta fase, realizou-se em Maio de 2006 a candidatura ao PARES I, tendo a mesma sido aprovada em Fevereiro de 2007, e formalizada com a assinatura do contrato da comparticipação financeira em 24 de Maio do mesmo ano. Nesta altura, já o projeto estava a decorrer e seguiram-se os procedimentos legais para que de facto a obra se materializasse.

Dezembro 2007

Lançamento da 1ª Pedra

Já no final do ano de 2007 é feito o lançamento da 1ª pedra em 16 de Dezembro, tendo na mesma data sido feita a adjudicação da obra à empresa TEISIL. A obra iniciou em 7 de Maio de 2008 e terminou em Junho 2010.

Dezembro 2007

Junho 2010

Construção e Equipamentos

De Junho de 2010 até ao dia 31 de julho de 2011, data da inauguração do Lar, pelo Srº secretário de Estado Drº Marco António Costa e pelo Srº Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Drº Alberto Santos, foram sendo criadas as condições em termos de equipamentos móveis, recrutamento de recursos humanos e divulgação de vagas para os utentes.

Agosto 2011

Abertura do Lar

O Lar abre portas em 17 de Agosto de 2011, com 35 vagas para a Estrutura Residencial para Idosos, 36 para Centro de Dia e 30 para o Serviço de Apoio Domiciliário.
Após algum tempo em funcionamento e com revisões dos acordos de cooperação, o lar encontra-se a funcionar sem a resposta social de Centro de Dia por ausência de adesão por parte de utentes, bem como efetivou-se o alargamento da resposta social de Estrutura Residencial para Idosos passando de 35 utentes, para a capacidade máxima de 43 utentes.

Agosto 2011

Janeiro 2015

Aumento do apoio a idosos

Com a edificação do lar foi possível responder às necessidades da comunidade, através da prestação de serviços de excelência no âmbito social, traduzidos no apoio a cerca de 73 idosos em 2015.